Alejandro Fernando Amenábar Cantos nasceu em Santiago no Chile em 31 de Março de 1972, filho de mãe espanhola e pai chileno. Alguns podem estar se perguntando por que ele merece então um post em um blog destinado ao cinema (produções, atores, atrizes e diretores) espanhol, sendo ele um chileno? Não apenas por ser espanhol por parte de mãe, mas também porque, apesar de ter nascido no Chile, ele cresceu (migrou para Madrid com toda sua família na época do golpe militar de Pinochet que assolou o Chile) e desenvolveu sua carreira na Espanha.
Aos 19 anos recebeu o prêmio “Asociación Independiente de Cineastas Amateurs” pelo seu primeira curta metragem “La Cabeza”, marcando sua primeira parceria de sucesso com Mateo Gil, que a partir dessa primeira premiação será seu colaborados mais fiel. Seguindo essa carreira de sucesso, no ano seguinte (1992), seu trabalho “Himenóptero” foi escolhido com o prêmio de melhor curta nos festivais de “Elche” (Alicante) e “Carabanchel” (Madrid).
Depois disso Alejandro não parou mais de produzir e, consequentemente, de ganhar prêmios por suas produções. Em 1997 surge seu segundo longa metragem, a ficção científica “Abre los Ojos”. Filme este que lhe deu uma visibilidade internacional como diretor, pois o longa foi exibido em festivais internacionais, tais como o de Berlim, Sundance e Tokio.
Como já foi dito anteriormente, Tom Cruise gostou tanto do filme “Abre los Ojos” que adquiriu os direitos autorais do filme e dele foi feita uma nova versão “Vanilla Sky” que também contou com a direção de Alejandro. O que lhe deu uma certa visibilidade em Hollywood, e por conseqüência, no resto do mundo.
Dirigiu “Os outros”, protagonizado por Nicole Kidman, todo em inglês e com um teor misto de suspense e terror. Muito elogiado pela crítica e pelo público, este talvez seja o seu filme mais conhecido pelo público, fora do circuito alternativo ou dos amantes do cinema espanhol.
Fique agora com o trailer do filme “Mar Adentro”, que garantiu ao diretor a estatueta mais cobiçada da sétima arte: O Oscar de melhor filme estrangeiro em 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário