Em posts anteriores o cinespana trouxe um pouco de informações sobre as vidas dos atores Eduardo Noriega, Penélope Cruz e Najwa Nimri e hoje trazemos um filme em que eles atuam juntos: "Abre los Ojos" ou "Preso na Escuridão".O filme é do ano de 1997, com direção do também espanhol Alejandro Amenábar. Roteiro de Alejandro Amenábar e Mateo Gil. Produção de Fernando Bovaira e José Luis Cuerda. No elenco grandes nomes: Eduardo Noriega (César), Penélope Cruz (Sofia), Chete Lara (Antonio), Fele Martinez (Pelayo), Najwa Nimri (Nuria), Gerard Barray (Duvernois), Miguel Palenzuela (Comissário) e Pedro Miguel Martinez (Médico-chefe). Classificado como suspense porém tem também uma certa dose de visão futurista ao estilo de Matrix.
O filme pode ser visto em uma refilmagem sob o título de Vanilla Sky (2001) com atuação de Tom Cruise como César e a própria Penélope Cruz novamente como Sofia. Tom Cruise comprou os direitos autorais do filme e foi feita uma refilmagem sob o argumento de que ele havia gostado muito do filme e gostaria que a história chegasse ao público estadunidense, que segundo ele não costuma assistir produções européias. Será mesmo?
César (Eduardo Noriega) vive em uma mansão, único herdeiro de pais que já haviam morrido e por isso dono de uma enorme fortuna. Um jovem muito bonito e também muito mulherengo, o tipo de homem que não consegue manter um relacionamento com uma mulher por muito tempo.
O sucesso de César, principalmente com as mulheres, vai despertar a inveja do seu melhor amigo, Pelayo (Fele Martinez). César namora com Nuria (Najwa Nimri) mas em uma festa acaba conhecendo Sofia (Penélope Cruz) e acaba se apaixonando, como nunca tinha acontecido antes por nenhuma outra mulher. Por ironia Sofia não lhe dá muita bola, mas ao longo de um jogo de conquista e sedução César consegue a afeição da moça.
Então nos perguntamos: e Nuria? Ai está o erro de César e essa será a pessoa que mudará toda a sua vida. Nuria é uma mulher por demais ciumenta e não concebe a idéia de César ter outra mulher que não seja ela. Desesperada, a ex namorada provoca um acidente de carro que lhe tira sua vida e provoca efeitos profundos na vida do seu amado. César também estava no carro quando Nuria comete suicídio batendo o carro contra uma árvore. O rapaz não morre, mas também não sai ileso do acidente: seu rosto foi desfigurado.
Além de ter sido vítima do acesso de raiva e rejeição de Nuria que lhe deixou uma marca profunda, César ainda terá que enfrentar as investigações policiais que o apontam como um assassino e ao ser julgado foi condenado. Os médicos dizem a César que por mais que tentassem não teriam como reconstituir seu rosto e lhe devolver a beleza roubada. O que deixa o rapaz arrasado.
Após um tempo os médicos informam que existe uma nova técnica que vem revolucionar a estética na medicina e seriam capazes de reconstituir o rosto do rapaz. Na penitenciária César se submete a diversas cirurgias e começa a se preparar para dar um novo começo à sua vida. Porém do nada ele começa a ter um comportamento estranho e o psiquiatra local fica intrigado com essa mudança de César. Ele começa a viver um pesadelo, Sofia resurge para lhe dizer que o ama e ele começa a ter visões que o atormenta e o deixa bastante assustado.
Será que César ficou louco? Ou será que outra coisa estava provocando isso nele? O cinespana quer saber a sua opinião. Para quem já viu nos deixe sua opinião, pra quem ainda não viu serve como indicação de mais uma ótima produção espanhola.
Fique agora com um trechinho do filme “Abre los Ojos”
Nenhum comentário:
Postar um comentário