Não é só no Brasil que acontece isso: falar de cinema espanhol é falar de Pedro Almodóvar, o cineasta espanhol mais pop entre os estrangeiros. Em toda a Europa também é assim, o cinema espanhol muitas vezes se resume à última produção almodovariana, dando espaço una vez ou outra ao aparecimento de figuras descobertas pelo Oscar, como o Alejandro Amenábar, mundialmente reconhecido por "Os Outros", com Nicole Kidman, e logo por "Mar Adentro", vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, com Javier Bardem.Mas isso não é culpa de ninguém, senão da falta de publicidade direcionada à promoção do cinema espanhol pelo mundo. Enquanto muitos cineastas sonham em ser Almodóvar quando crescer, o malaguenho continua com a estabilidade de sua carreira e muitos e muitos filmes são anualmente lançados e distribuídos na Espanha. Há, inclusive, uma certa ojeriza por parte do público espanhol para com os filmes de Almodóvar, pelos quais não se sentem nem de longe representados, e uma boa parte do público do país prefere cineastas como Bigas Luna, Julio Medem, Alex de la Iglesia, Fernando Trueba etc.
Aqui no Brasil, pior. Poucos filmes espanhóis chegam às nossas salas de cinema, se considerarmos a quantidade produzida nesse país. Como em qualquer outro lugar do mundo, aqui Almodóvar também é referência (e referência cult, diga-se de passagem), e poucos são os que conhecem uma filmografia que vá além do escracho do cineasta malaguenho. Temos poucos filmes espanhóis contemporâneos nas nossas (poucas) telas de cinema, e as videolocadoras não ajudam muito, resultando numa notável falta de conhecimento e informação acerca da filmografia espanhola, que vem apresentando uma série de novas idéias, temas e estéticas cinematográficas.
E esse blog quer justamente oferecer uma ferramenta de informação acerca da nova cinematografia espanhola. Notas Sobre El Cine de España pretende trazer textos informativos sobre filmes, cineastas, atores, técnicos e qualquer outro aspecto relacionado ao cinema contemporâneo da Espanha, tudo para oferecer ao leitor uma base de dados sobre esse lado do cinema espanhol que não é nada conhecido por aqui. Dicas de novos filmes, informações sobre diretores dos quais você nunca ouviu falar, mais informações sobre aqueles dos quais você já ouviu falar alguma coisa, perfis de atores e atrizes expressivos dessa nova safra, comentários obre trilhas sonoras e seus responsáveis, enfim, a proposta é reunir num só lugar toda a informação que julgamos interessante para quem aprecia o cinema espanhol ou simplesmente se interessa em conhecê-lo com mais profundidade.
* Imagem do post:
"Los Amantes del Círculo Polar" (Os Amantes do Círculo Polar),
de Julio Medem. Espanha, 1998.
Assista ao trailer de "Los Amantes del Circulo Polar".
2 comentários:
e que venha o cinespana porque, confesso, se me perguntassem sobre diretores espanhóis, o único que saberia dizer de pronto seria Almodóvar.
Hola, chicas,
Soy brasileña y vivo en España desde hace 7 años. Me admiró ver como entiendes de cine español. Genial. Espero que os gusten lo nuevo de Isabel Coixet y Iciar Bolain.
Leila
Postar um comentário